Programa Destino Futuro: Impulsionando o Turismo no Nordeste Brasileiro

Utilizar instrumentos revolucionários de tecnologia para fomentar o turismo no Nordeste é o propósito do Programa Destino Futuro, apresentado nesta sexta-feira (4) em Recife. Essa iniciativa vai ligar startups e companhias de inovação a micro, pequenas e médias empresas do ramo turístico visando encontrar soluções para desafios encontrados na atividade.

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Organizado em conjunto pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Porto Digital, esse programa investirá cerca de R$ 3 milhões no desenvolvimento de soluções. As inscrições para participar do programa permanecerão disponíveis até o dia 5 de maio e os interessados podem se inscrever gratuitamente no website da EmbraturLab.

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A ação abrangerá os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde a Sudene também exerce suas atividades. O objetivo é impulsionar o trade turístico, um fator crucial para o progresso no país, focando na modernização, competitividade e no desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis no mercado de turismo.

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“A agenda do turismo para o desenvolvimento do Nordeste é essencial e fundamental. A partir do avanço das atividades turísticas em nossa região, uma série de oportunidades se abrem. Temos o turismo como uma diretriz estratégica, especialmente para a criação de empregos, dada a extensa rede representada por esse setor. Estamos falando de uma cadeia produtiva extremamente diversificada, que engloba hotéis, o turismo de recreação, de serviços prestados, entre outros,” afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, à Agência Brasil.

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O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, afirma que a agenda do turismo é crucial para o desenvolvimento do Nordeste. Foto: Elvis Aleluia/Divulgação

Cabral esclareceu que o programa foi concebido com base nas necessidades dos estados e também de representantes do setor do turismo. Dados do Ministério do Turismo demonstram que o ramo gerou mais de 400 mil postos de trabalho formais em todo o país.

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Especialmente no Nordeste, os empreendimentos do segmento turístico na região cresceram 52% nos últimos três anos. Para o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, essa realidade evidencia a mudança na atuação da empresa, que passou a incentivar a implementação de políticas públicas para o turismo, com base na análise de dados e na inovação. O EmbraturLabs, laboratório de inovação da Embratur, é um exemplo disso.

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“O Nordeste sempre teve um papel central e muito atuante. Todos os estados têm realizado uma política significativa de investimentos e aprimoramento do turismo para atrair turistas internacionais. E é impossível pensar em qualquer ação no Nordeste sem considerar a Sudene. Assim, acho que essa parceria surge dessa união também com o Porto Digital, um parceiro de referência em investimentos em tecnologia, em colaboração com as startups e novas propostas,” declarou Gevaerd.

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De acordo com o diretor de Gestão, o programa reforça o papel da Embratur na identificação e adoção de tendências inovadoras. Entre os principais resultados esperados estão a comprovação de conceitos, o engajamento de startups e empresas do trade turístico, a formulação de novos produtos e processos sustentáveis e o impacto positivo na competição internacional.

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Segundo o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, empreendimentos do segmento turístico no Nordeste cresceram 52% nos últimos três anos. Foto: Embratur/Divulgação

“O desafio é identificar quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos empresários e buscar uma solução. Muitas vezes, uma solução logística pode beneficiar um hotel; uma solução de sustentabilidade, para melhorar o uso, por exemplo, de recursos híbridos, pode atender uma região com pouca disponibilidade de água ou problemas de abastecimento, ou o próprio tratamento de resíduos. Os hotéis são apenas um exemplo, mas podemos mencionar restaurantes, até mesmo os vendedores de coco na praia, os barraqueiros, pois a cadeia de atividades turísticas é extremamente diversificada. Estamos falando desde pequenos vendedores até proprietários de resorts,” disse Gevaerd.

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“Se conseguirmos utilizar eficazmente essas ferramentas tecnológicas em prol dos empreendedores, sejam eles pequenos, médios ou grandes - a maioria das atividades turísticas são conduzidas por pequenos e médios empresários - seremos capazes de progredir mais rapidamente. Atualmente, qualquer aprimoramento ou iniciativa requer a incorporação de novas ferramentas tecnológicas,” concluiu.

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Programa

O Programa Destino Futuro será dividido em três fases. Inicialmente, serão selecionadas 20 propostas de negócios e soluções baseadas nas demandas do setor turístico.

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Na segunda etapa, entre 10 e 15 propostas de inovação avançarão. A última seleção escolherá cinco soluções com as melhores propostas, que receberão orientação do Porto Digital para a melhoria de suas soluções.

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Considerado um dos maiores complexos de inovação da América Latina, o Porto Digital é um ambiente de inovação, pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação (TI), com foco especial em tecnologia mobile. Essa iniciativa congrega startups, empresas, organizações, instituições de ensino e instituições de pesquisa e tecnologia de diversos segmentos, como TI, comunicação digital, automação e inteligência artificial.

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Presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, manifesta otimismo de que, com o programa, sejam revelados problemas que estão fora do alcance. Foto: Elvis Aleluia/Divulgação

Cada projeto poderá receber um aporte de R$ 533 mil, exclusivamente destinado à aprimoramento das soluções. Os projetos terão até 12 meses para serem executados, contemplando todas as etapas de planejamento, implementação e avaliação. Ao término, as soluções serão submetidas a uma avaliação prática.

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“Estamos bastante otimistas de que muitos problemas, que atualmente não estão em nosso radar, virão à tona. Outra expectativa é que possamos alcançar um alcance considerável com essas soluções desenvolvidas. Já que os problemas se repetem de cidade em cidade, de empreendimento em empreendimento e assim por diante,” afirmou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

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