Privatização das Linhas de Trem da CPTM pelo Governo de São Paulo

O Estado de São Paulo vendeu nesta sexta-feira (28), no leilão do Grupo Alto Tietê, a gestão dos serviços das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

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A negociação, realizada na B3, na capital paulista, foi conquistada pela Comporte Participações SA, que propôs desconto de 2,57% sobre as contraprestações que o governo paulista terá que pagar ao concessionário, que poderá alcançar cerca de R$ 1,5 bilhão por ano. A outra empresa competidora, a CCR SA, ofereceu desconto de 1,45% nas contraprestações.

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O acordo de concessão implica em investimentos de R$ 14,3 bilhões nas linhas ao longo de 25 anos. Está planejado também um aporte público de aproximadamente R$ 10 bilhões para viabilizar as obras necessárias visando melhorias nas três linhas. Deverão ser construídas dez novas estações e reformadas 24 já existentes, além da eliminação de todas as passagens em nível, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas.

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As linhas também receberão investimentos na rede aérea, via permanente e sinalização, além da implantação de novos equipamentos e sistemas. Até 2040, estima-se que as três linhas transportem juntas 1,3 milhão de passageiros por dia.

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As três linhas privatizadas atendem primariamente à Zona Leste da capital paulista e regiões metropolitanas onde residem mais de 4,6 milhões de indivíduos.

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Conforme o governo estadual, a concessão permitirá a redução do intervalo entre os trens: 

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Linha 11-Coral:

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  • O intervalo será diminuído para 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano e para 6 minutos entre Suzano e Cesar de Sousa 
  • A linha será prolongada em 4 km, alcançando até a Estação Cesar de Sousa, com a expansão do serviço até a Barra Funda
  • O ramal receberá quatro novas estações.
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Linha 12-Safira 

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  • O intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba será reduzido de 5 para 3 minutos e 15 segundos, e entre Itaquaquecetuba e Suzano, de 10 para 6,5 minutos
  • A linha terá 2,7 km de novos trilhos, chegando até Suzano, e contará com duas novas estações
  • Haverá integração com a Linha 13-Jade e com a Linha 2-Verde do Metrô
  • Uma estação será reconstruída e outras 12 passarão por reformas
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Linha 13-Jade

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  • O intervalo será reduzido para 10 minutos e o ramal será ampliado até Bonsucesso, totalizando 15,6 km de novos trilhos
  • A linha contará com seis novas estações, além de três reformadas
  • O Expresso Aeroporto operará com uma nova parada na estação Gabriela Mistral, facilitando a integração com a Linha 2-Verde do Metrô e a Linha 12-Safira
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São Paulo (SP), 28/03/2025 - Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas acompanhado do prefeito de São Paulo Ricardo Nunes durante leilão do lote Alto Tietê, das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens, durante sesão pública na B3. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil - Paulo Pinto/Agência Brasil

Críticas

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Os sindicatos dos trabalhadores ferroviários questionaram a privatização da gestão das linhas e destacaram que o serviço nos trechos da CPTM já concedidos à iniciativa privada, como na 8-Diamante e a 9-Esmeralda, passaram a apresentar falhas regulares, como atrasos, defeitos, colisões e descarrilamentos.

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Em março de 2023, após seguidos descarrilamentos registrados nas linhas 8 e 9 da CPTM, administradas pela companhia Via Mobilidade, o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) chegou a declarar que havia encerrado as negociações com a concessionária e que iria "tomar as providências necessárias" para encerrar o contrato de privatização. 

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Alguns meses mais tarde, o MP e a empresa chegaram a um acordo para que a concessionária pagasse cerca de R$ 800 milhões ao estado para compensar os problemas causados aos passageiros e não tivesse o contrato questionado.

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Nesta quinta-feira (27), trabalhadores ferroviários e familiares fizeram uma manifestação contra a privatização das linhas 11, 12 e 13 em frente à Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, no centro da capital paulista. A ação foi reprimida pela Polícia Militar e resultou em feridos. 

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Poucos concorrentes

Nas declarações à imprensa após o fim do leilão, o governador do estado, Tarcísio de Freitas, comentou sobre o reduzido número de empresas interessadas no contrato de concessão das linhas da CPTM: apenas duas empresas apresentaram propostas: a Comporte, que saiu vitoriosa, e a CCR, derrotada. 

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“É preciso compreender que não é simples atrair participantes desse ramo para os leilões. Até a data da venda, é necessário planejamento. Temos poucos operadores a nível mundial, não há uma ampla diversidade de operadores no mundo. Estamos fazendo um grande esforço para buscar novos operadores”, afirmou Tarcísio.

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Segundo o governador, companhias europeias estudaram o contrato, mas não apresentaram propostas. “Algumas empresas europeias analisaram essas linhas. Não apresentaram proposta, mas já se prepararam para avaliar o próximo leilão, que deve ser para a linha 10 e 14”, acrescentou. 

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Tarcísio também afirmou que o governo tem buscado aprender com os problemas enfrentados nas concessões anteriores. Conforme ele, devido a isso, o período de transição será de 24 meses para a saída da CPTM das linhas atualmente privatizadas e a entrada da nova empresa na operação. 

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“Até mesmo com base nos erros de outras concessões, vamos absorvendo e procurando assimilar essas lições aprendidas. Agora, em relação às linhas 11, 12, 13, teremos um período de transição bem maior. Teremos um período de transição no qual a CPTM participará da operação por 24 meses, justamente para transmitir conhecimento técnico, para transferir experiência, para realizarmos essa interligação e até incorporação dessas equipes que hoje operam”.

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*Matéria expandida às 19h41 para inclusão de informações

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Fonte: Agência Brasil

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