Corpus Christi, Texas – O Porto de Corpus Christi movimentou 51,3 milhões de toneladas de commodities no primeiro trimestre de 2025, alcançando o maior volume da história para o período. O desempenho foi impulsionado principalmente por embarques de petróleo bruto e gás natural liquefeito (GNL), que mantiveram o ritmo de crescimento observado em 2024.
Este é o primeiro trimestre em que o porto ultrapassa a marca de 50 milhões de toneladas. O recorde absoluto de movimentação ainda pertence ao quarto trimestre de 2024, com 54 milhões de toneladas.
Os embarques de petróleo bruto atingiram 33,4 milhões de toneladas, representando um aumento de 10,5% em relação ao mesmo período de 2024. Já os volumes de GNL cresceram 12,3%, chegando a 4,3 milhões de toneladas.
Também houve crescimento em outras categorias, como granéis sólidos e cargas fracionadas. No total, a movimentação de cargas no primeiro trimestre aumentou 5% em comparação com o mesmo período do ano passado.
“Parabenizamos nossos clientes por um forte início de 2025 e por manterem o impulso que encerrou um 2024 recorde”, declarou Kent Britton, CEO do Porto de Corpus Christi.
A expectativa é que, até o segundo trimestre de 2025, seja concluída a fase final do Projeto de Melhoria do Canal de Navegação de Corpus Christi. A obra tornará a hidrovia a mais moderna da Costa do Golfo, com 16 metros de profundidade média e 160 metros de largura, além de plataformas adicionais para barcaças.
O Porto segue investindo em melhorias estruturais em toda sua zona operacional. Nos últimos dez anos, já foram aplicados mais de US$ 1 bilhão em projetos de infraestrutura portuária e logística.
Considerado o terceiro maior porto dos Estados Unidos em tonelagem total e o principal porto de exportação de energia do país, o Porto de Corpus Christi está estrategicamente localizado na Costa Oeste do Golfo. Seu canal de navegação de 58 km oferece acesso direto a mercados nacionais e internacionais.
Com conectividade ferroviária via três ferrovias Classe 1 e ligação a duas rodovias interestaduais, o Porto é peça-chave na logística de energia dos EUA. A operação é supervisionada por uma comissão de sete membros e guiada pela missão de "mover a energia da América".
Destaques do 1º trimestre de 2025:
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!