Lula afirma que não vê problema em contatar Trump para discutir tarifas comerciais

O chefe de Estado Luiz Inácio Lula da Silva mencionou neste sábado que não identifica dificuldades em dialogar com o chefe de Estado dos Estados Unidos, Donald Trump, com o objetivo de estabelecer um entendimento e evitar encargos entre as nações, às vésperas da implementação de taxas norte-americanas, em breve.

Ver artigo completo

“Quando eu perceber a necessidade de conversar com o presidente Trump, não encontrarei obstáculos em contatá-lo”, expressou Lula aos repórteres em Hanói, durante uma viagem oficial ao Vietnã.

Ver artigo completo

“Quando ele considerar proveitoso conversar comigo, espero que ele não encontre impedimentos em me contatar. Não é por possuirmos divergências ideológicas que dois presidentes não possam dialogar.”

Ver artigo completo

Lula, que tem afirmado que o Brasil adotará medidas na Organização Mundial do Comércio (OMC) em relação às tarifas impostas pelos EUA aos produtores brasileiros, ou até mesmo implementará taxas recíprocas, assegurou que o país está em negociação com os norte-americanos.

Ver artigo completo

“Antes de iniciar um confronto de reciprocidade ou recorrer à OMC, desejamos utilizar todas as palavras disponíveis em nosso vocabulário para estabelecer um comércio livre com os EUA”, disse Lula, recordando encontros anteriores do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, com representantes comerciais dos Estados Unidos.

Ver artigo completo

Trump já anunciou a aplicação de uma taxa de 25% para todos os automóveis produzidos fora dos Estados Unidos, prevista para valer a partir de 2 de abril, e o Brasil teve suas exportações de aço e alumínio taxadas também em 25% desde 12 de março. Existem expectativas de novas medidas a serem tomadas.

Ver artigo completo

“Os EUA devem ter consciência de que não estão isolados no planeta Terra. Basta observar o mapa mundial para constatar que os EUA possuem conexões com muitos outros países e se ele (o país) adotar uma postura unilateral, acredito que isso pode não ser benéfico para os EUA.”

Ver artigo completo

O presidente retornará ao Brasil no domingo, após uma viagem oficial ao Vietnã que resultou na abertura do mercado vietnamita para a carne brasileira, um convite feito pelo Brasil ao Vietnã para participar da cúpula dos Brics neste ano, e menções a um acordo aéreo entre os países.

Ver artigo completo

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também reiterou neste sábado a meta de alcançar um comércio bilateral entre os países de US$ 15 bilhões até 2030, após um fluxo de mais de US $7 bilhões em 2024.

Ver artigo completo

Fonte: Crypto Money

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Dicas Trading