A ascensão de preços no Brasil deve ser menos intensa em março, devido ao impacto da restituição do benefício de Itaipu conquistado no mês anterior. A previsão do mercado é que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aumente 0,54% no último mês, após crescimento de 1,31%.
Em um ano, o índice deve apresentar aumento de 5,46%, de acordo com a estimativa mediana coletada pelo Money Times. A divulgação está programada para as 9h (horário de Brasília) desta sexta-feira (11).
A especialista da Warren Investimentos, Andréa Angelo, menciona que, em março, o componente de eletricidade deve ter um impacto de aproximadamente -0,66 ponto percentual (p.p.).
Gasolina (-0,07 p.p.), itens alimentares para consumo em casa (-0,02 p.p.) — especialmente verduras, frutas, aves e ovos –, área de comunicação (-0,02 p.p.) e setor educacional (-0,27 p.p.) também devem se destacar com reduções.
No lado positivo, Angelo observa que há poucas ressalvas, porém pequenas acelerações são esperadas nos segmentos de produtos de residência e saúde e higiene pessoal.
Em termos qualitativos, prevê-se uma melhora parcial no quadro inflacionário, com os núcleos de serviços e serviços básicos indicando valores menores pela segunda vez consecutiva. Os serviços devem passar de 0,82% no IPCA de fevereiro para 0,57% no fechamento de março, enquanto os índices de serviços essenciais devem variar de 0,69% para 0,57%.
Por outro lado, a especialista identifica um comportamento distinto para o núcleo de serviços intensivos em mão de obra. A Warren prevê um aumento de 0,70%, em comparação com 0,64% e 0,63% dos dois últimos períodos divulgados. “Para o ano de 2025, projetamos aumentos de 6,65%, 6,69% e 6,93% para os três núcleos, respectivamente”, afirma.
A projeção da empresa para o IPCA de março é de 0,50%, com variação em 12 meses de 5,41%. Para o ano, eles estimam uma inflação de 5,5%, com um panorama de riscos predominantemente de baixa, embora também reconheçam a presença de riscos significativos de alta.
Fonte: Money Times
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!