Crescimento do Índice de Confiança do Empresariado Industrial em Fevereiro 2023

O Nível de Confiança do Empresário do Ramo Industrial (NCERI) da Construção aumentou 0,3 ponto e alcançou 49,3 pontos em fevereiro, anunciou o Estudo Indústria da Construção, divulgado hoje (28), em São Paulo, pela Confederação Nacional da Indústria e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Ver artigo completo

No entanto, ao permanecer abaixo de 50 pontos, o sinal indica o pessimismo dos empreendedores do ramo. Por três meses consecutivos o índice se mantém abaixo dos 50 pontos. De acordo com a CNI, os empresários consideram que as circunstâncias atuais das empresas e da economia estão mais desfavoráveis do que há meio ano.

Ver artigo completo

Apesar da percepção dos empresários, os índices de aumento da atividade e do quadro de funcionários subiram para valores acima dos de janeiro e fevereiro de 2024.

Ver artigo completo

Em fevereiro de 2025, o indicativo de atividade ficou em 46,9 pontos. Em janeiro, estava em 43,7 pontos. Comparativamente a fevereiro de 2024, o número era 46,2 pontos. Segundo a metodologia do estudo, quanto mais altos os índices, melhor é o desempenho da construção civil.

Ver artigo completo

No que concerne ao total de trabalhadores, o índice ficou em 48,2 pontos em fevereiro. Em janeiro estava em 45,6 pontos; e em fevereiro de 2024, 46 pontos.

Ver artigo completo

Encargos elevados preocupam empreendedores

Ainda de acordo com a pesquisa, a Taxa de Utilização da Capacidade Operacional (TUCA) da indústria da construção permaneceu em 67% tanto para janeiro quanto para fevereiro. O mesmo percentual de fevereiro de 2024.

Ver artigo completo

“A construção ainda se beneficia das taxas de juros mais baixas do começo do ano anterior e das alterações no [programa] Minha Casa, Minha Vida, que possibilitaram ao setor realizar investimentos de longo prazo. Contudo, os empresários demonstram considerável inquietação para os próximos meses, justamente por causa dos encargos financeiros elevados, que impactam tanto a demanda quanto os custos do setor”, afirmou Marcelo Azevedo, gerente de Estudo Econômico da CNI.

Ver artigo completo

O Estudo Indústria da Construção entrevistou 296 corporações - 110 de porte pequeno, 126 de porte médio e 60 de porte grande - entre os dias 6 e 17 de março do corrente ano.

Ver artigo completo

Fonte: Agência Brasil

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Dicas Trading