Guerra Tarifária: Riscos e Oportunidades para o Brasil, segundo Mercadante

O líder do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, comunicou hoje que a competição de tarifas comerciais iniciada pelo chefe dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta “riscos e chances” para o Brasil.

Ver artigo completo

O setor agropecuário e a indústria são áreas que podem se beneficiar de oportunidades causadas pelas medidas protecionistas dos EUA, que impuseram taxas sobre a entrada de produtos estrangeiros no país, como maneira de resguardar a maior economia mundial, conforme o governo americano defende.

Ver artigo completo

Trump adiou por 90 dias a tarifação adicional para a maioria dos países, porém continuou com a sobretributação de produtos chineses em mais de 100%.

Ver artigo completo

Mercadante conversou com repórteres hoje, ao sair de um seminário sobre cooperativismo, na sede do banco público de fomento, no Rio de Janeiro.

Ver artigo completo

Para ele, a economia necessita de estabilidade e o , ocorreu sem negociações prévias ou consultas às entidades internacionais de comércio. “Por isso, acarretou em uma considerável instabilidade econômica e financeira”, ressaltou.

Ver artigo completo

“É certo que esse processo acarretará certa pressão inflacionária em todos os países, um impacto externo global e resultará em adiamento de investimentos”, frisou Mercadante.

Ver artigo completo

Segundo o presidente do BNDES, a guerra comercial terá “inúmeras consequências” para os Estados Unidos e China, as duas maiores economias do mundo. “A América Latina foi parcialmente poupada nessa primeira fase. Veremos como as coisas se desdobram”, disse.

Ver artigo completo

“Esse contexto instável traz riscos, devemos estar atentos, contudo também proporciona oportunidades”, completou, destacando a agricultura e a pecuária.

Ver artigo completo

O líder do BNDES ressalta que os Estados Unidos são um competidor nesse setor e que alguns mercados se abrirão para o Brasil. “Já estavam se abrindo e vão abrir com maior rapidez”, analisa.

Ver artigo completo

Mercadante acredita também que o fato de o Brasil ser uma nação pacífica, com boas relações com todos os membros da Organização das Nações Unidas (ONU), pode ser um ponto positivo para atrair investimentos estrangeiros.

Ver artigo completo

“Haverá maior diversificação e há uma alta demanda por segurança alimentar no mundo. O Brasil é uma solução para essa questão. Portanto, há grande interesse em investir nesse setor em novas formas de colaboração”, afirmou, mencionando a expectativa de uma colheita recorde no país.

Ver artigo completo

Ao abordar a indústria, o economista lembrou que o Brasil recuperou a 25ª colocação no ranking internacional de desempenho industrial. “A indústria de alto valor agregado, como aviões, veículos, carros híbridos, está atraindo muitos centros de P&D [pesquisa e desenvolvimento] para cá”.

Ver artigo completo

Mercado nacional

Mercadante ressaltou também a importância do vigor do mercado interno. “Possuímos um mercado interno robusto, que é o principal motor de crescimento. Isso é um diferencial em um mundo onde o protecionismo está em alta e os mercados internos criarão ferramentas de defesa comercial”, apontou.

Ver artigo completo

Ao enfatizar que o Brasil precisa explorar oportunidades, Mercadante mencionou a aproximação com parceiros que também estão lidando com os impactos das medidas protecionistas dos EUA, como México e Canadá.

Ver artigo completo

“Precisamos nos unir. A União Europeia buscará se aproximar do Sul Global, dos Brics”, pontuou.

Ver artigo completo

O Sul Global é um conceito que engloba, principalmente, países em desenvolvimento e pobres. O Brasil tem se posicionado internacionalmente como líder desse grupo, composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Irã.

Ver artigo completo

Em 2025, a reunião anual dos Brics ocorrerá nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro.

Ver artigo completo

Fonte: Agência Brasil

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Dicas Trading