Bitcoin supera dólar como investimento: descubra os insights da primeira pesquisa nacional sobre criptomoedas

A 1ª Pesquisa Nacional das Criptomoedas trouxe à tona que o bitcoin (BTC) e as moedas virtuais de forma geral representam um investimento mais conhecido do que dólar ou outras moedas na carteira dos brasileiros.

Ver artigo completo

A pesquisa foi realizada pelo Datafolha em parceria com a Paradigma Education, com o suporte da Coinbase e da Hashdex. O Datafolha entrevistou 2,.07 pessoas em 113 municípios. 

Ver artigo completo

Com isso, as criptomoedas já se encontram entre os cinco tipos de investimento mais populares entre brasileiros, ficando atrás somente da poupança, propriedades — e o habitual dinheiro guardado em casa.

Ver artigo completo

Moedas digitais estão praticamente empatadas com Fundos de investimento, de acordo com o estudo.

Ver artigo completo

Ao todo, cerca de 25 milhões de brasileiros — correspondendo a 16% da população — possuem ou já tiveram criptomoedas. Isso coloca o Brasil entre os 10 principais mercados consumidores de cripto no mundo.

Ver artigo completo

O Brasil está atrás apenas da Índia (1º lugar), Estados Unidos (2º), China (3º), Indonésia (4º), Turquia (5º) e Nigéria (6º) entre os maiores mercados de criptomoedas. 

Ver artigo completo

Dessa forma, o estudo indica que 54% dos brasileiros afirmam ter conhecimento sobre o bitcoin. Apesar da popularidade da principal moeda digital do mundo, a pesquisa revelou que ⅔ daqueles que conhecem o BTC não têm conhecimento de outras criptomoedas. 

Ver artigo completo

Características dos brasileiros que aportam em criptomoedas

A pesquisa apontou que a maioria dos brasileiros familiarizado com o bitcoin tem entre 16 e 24 anos (80%), reside na região Sudeste (65%) e é do sexo masculino (64%).

Ver artigo completo

Entre os entrevistados, 63% julgam que o sistema financeiro não é justo para todos da mesma forma e 74% acreditam que esse mesmo sistema poderia se beneficiar de uma atualização.

Ver artigo completo

Além disso, a pesquisa demonstra que a disseminação das criptomoedas nos aplicativos de bancos digitais, como foi o caso do Nubank, influenciou a aceitação de ativos relacionados.

Ver artigo completo

Há uma expectativa de que o Drex, o real digital, tenha um impacto semelhante, de acordo com o estudo. 

Ver artigo completo

Por fim, mais de três milhões de brasileiros possuem sua própria carteira (wallet) — ou seja, aproximadamente 2% realizam auto custódia. 

Ver artigo completo

O percurso que o bitcoin (BTC) ainda precisa percorrer

Vale mencionar que a pesquisa não revela apenas o lado positivo do mercado de criptomoedas aqui no Brasil,

Ver artigo completo

A percepção predominante entre os entrevistados pela pesquisa é de que o bitcoin se assemelha mais ao mercado de ações (45% concordam com isso) e apostas (29%) do que ao ouro (10%).

Ver artigo completo

Fonte: Crypto Money

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Dicas Trading