Consulta à Malha Fina do Imposto de Renda Abre na Quarta-feira: Saiba Como Acessar

Por volta de 280 mil indivíduos que caíram na rede fina e regularizaram os problemas com o Fisco têm a oportunidade de descobrir se irão receber reembolso. No dia 23 de abril, às 10h, a Receita Federal disponibilizará a verificação do lote da rede fina de abril. O lote também inclui reembolsos residuais de anos anteriores.

Ver artigo completo

Ao todo, 279,5 mil contribuintes serão contemplados com R$ 339,63 milhões. Dessa quantia, R$180,27 milhões serão destinados aos contribuintes prioritários para reembolso.

Ver artigo completo

No que diz respeito à relação de prioridades, a maioria, 204.798 contribuintes, indicou a chave Pix do modelo Cadastro de Indivíduos Físicos (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou utilizou a declaração pré-preenchida. A partir de 2023, a inclusão da chave Pix garante prioridade no recebimento.

Ver artigo completo

Em segundo lugar, encontram-se 25.283 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos. Logo em seguida, há 9.502 contribuintes cuja principal fonte de renda é o ensino. O restante dos contribuintes prioritários são 4.284 idosos com mais de 80 anos e 3.820 contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave.

Ver artigo completo

A relação é fechada com 31.813 contribuintes que não incluíram a chave Pix e não se enquadram em nenhuma das categorias de prioridade legais.

Ver artigo completo

A verificação pode ser realizada na página eletrônica da Receita Federal. Basta o contribuinte acessar "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, clicar em "Consultar Restituição". Também é viável consultar pelo aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis e tablets.

Ver artigo completo

O pagamento será efetuado no dia 30 de abril, na conta ou chave Pix do tipo CPF indicada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não conste na relação, precisará acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para conferir o extrato da declaração. Se identificado algum problema, é possível enviar uma declaração corretiva e aguardar os próximos lotes da rede fina.

Ver artigo completo

Se, por alguma razão, o reembolso não for depositado na conta indicada na declaração, como em caso de conta inativa, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nessa circunstância, o cidadão poderá agendar a transferência para qualquer conta bancária em seu nome, através do Portal BB ou contatando a Central de Relacionamento do banco pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial para deficientes auditivos).

Ver artigo completo

Se o contribuinte não efetuar o resgate da restituição dentro de um ano, será necessário solicitar o valor no Portal e-CAC. Ao acessar a página, o cidadão deverá ir até o menu "Declarações e Demonstrativos", selecionar "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, clicar na opção "Requerer reembolso não resgatado na rede bancária".

Ver artigo completo

Fonte: Agência Brasil

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Dicas Trading