O Agrupamento Nova Rota Real saiu vencedor do leilão do sistema viário BR-040/MG/RJ e BR-495/RJ, com 218,9 quilômetros (km) que conecta Juiz de Fora (MG) ao Rio de Janeiro (RJ). O agrupamento concedeu 14% de abatimento sobre a tarifa de pedágio. A autorização terá validade de 30 anos.
Também participaram da concorrência as corporações Sacyr Concessões e Participações do Brasil, que apresentou a oferta de 1% de redução sobre o custo do pedágio, e a EPR Participações, com proposta de 3,08% de desconto.
O leilão foi conduzido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Ministério dos Transportes na tarde desta quarta-feira (30) na sede da B3, na capital paulista. O método eleito foi o maior abatimento sobre a tarifa de pedágio.
Conforme afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho, a delegação assegurará R$ 8,84 milhões de aporte em aprimoramentos na rodovia. Dentre as principais obras planejadas está a nova elevação da Serra de Petrópolis, que deve auxiliar na descongestionamento do trânsito na zona.
De acordo com a ANTT, o procedimento visa a exploração da estrutura e a prestação de serviços vitais para a recuperação, manutenção, preservação, atuação e extensão da capacidade do trecho.
A concessão engloba a rodovia BR-040/MG, partindo do cruzamento com a antiga Via União e Indústria, em Minas Gerais, até a fronteira com o Rio de Janeiro; a rodovia BR-040/RJ, da fronteira entre Minas Gerais e Rio de Janeiro até o cruzamento com a BR-116/RJ, no Rio de Janeiro; e a rodovia BR-495/RJ, do cruzamento com a BR-040/RJ em Itaipava até o cruzamento com a BR-040/RJ, no Rio de Janeiro.
Inaugurada em 1861 por Dom Pedro II e denominada como Via União e Indústria, a BR-040 era a rota principal dos latifundiários do café e negociantes, conectando o Rio de Janeiro a Petrópolis, localidade serrana que servia de retiro à família imperial durante extensos períodos de veraneio.
Conforme o Ministério dos Transportes, o trecho Rio-Petrópolis da rodovia foi o pioneiro pavimentado do Brasil, em 1928, por ordem do então presidente Washington Luís. Nos anos subsequentes, a infraestrutura foi ampliada até Juiz de Fora e, durante a gestão de Juscelino Kubitschek, consolidou-se como uma das principais conexões com Brasília, a nova capital federal.
Fonte: Agência Brasil
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