Conheça os 10 Principais Golpes Contra Clientes Bancários Mais Comuns

As fraudes do WhatsApp, das vendas falsas e da central bancária fictícia/funcionário falso de banco foram as principais ciladas aplicadas em consumidores de instituições financeiras no ano passado, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 

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“Num mundo cada vez mais digital e conectado, a capacidade inventiva dos infratores não tem limites. Diariamente, novas investidas de fraudes emergem, com o intuito de enganar e prejudicar o público", adverte a organização. 

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No ano de 2024, as pessoas registraram terem sido alvo com mais frequência dos golpes envolvendo:

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  • Golpe do WhatsApp, com 153 mil queixas
  • Vendas falsas, com 150 mil queixas
  • Central falsa, com 105 mil queixas
  • Pesca digital, conhecido como Phishing, com 33 mil queixas
  • Investimento falso, com 31 mil queixas  
  • Substituição de cartão, com 19 mil queixas
  • Envio de boleto falso, com 13 mil queixas
  • Devolução de empréstimo, com 8 mil queixas
  • Presença oculta, com 5 mil queixas
  • Mensageiro falso, com 5 mil queixas
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Esquema do Whatsapp 

A ardil do WhatsApp ocorre quando criminosos tentam duplicar a conta do WhatsApp da vítima. A Febraban recomenda ativar, no aplicativo, a função “Confirmação em duas etapas”. Assim, é viável cadastrar uma palavra-chave que será requisitada periodicamente pelo aplicativo.

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Nesse padrão de fraude, o criminoso busca inscrever o WhatsApp da vítima em outro aparelho. Para adquirir o código de segurança que o aplicativo envia por SMS sempre que é instalado em um dispositivo novo, o impostor manda uma mensagem se passando por algum tipo de atendimento ao cliente. Nessa mensagem, é demandado o código para a vítima.

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Venda fictícia 

No truque de venda falsa, os infratores criam páginas fictícias simulando comércio eletrônico, enviam ofertas inexistentes por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e apostam na elaboração de perfis falsos de lojas em redes sociais.

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O conselho é permanecer atento a promoções enganosas ou a preços praticados muito abaixo dos praticados pelo mercado. Também é crucial ter cuidado com links recebidos em e-mails e mensagens e optar por sites reconhecidos ao efetuar compras.

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Falsa central de banco

No ardil da central bancária falsa ou falso atendente, os criminosos se fazem passar por empregados do banco ou empresa com a qual o cliente mantém um relacionamento ativo. Geralmente, nessa chamada, o fraudador alega haver algum problema na conta ou menciona alguma transação irregular.

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A partir daí, pede os dados pessoais e financeiros da vítima e instrui que realize transferências alegando a urgência de solucionar problemas na conta ou cartão.

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Nesses casos, a Febraban sugere que o cliente sempre confira a procedência das ligações e mensagens recebidas contendo pedidos de informações.

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“Os bancos podem contatar os clientes para confirmar operações suspeitas, porém jamais solicitam dados pessoais, senhas, atualizações de sistemas, chaves de segurança, ou ainda que o cliente efetue transferências ou pagamentos alegando estornos de transações. Ao receber uma ligação suspeita, o cliente deve desligar e, de outro telefone, contatar diretamente os canais oficiais de seu banco,” informa a organização.

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Pesca digital 

No caso do phishing, ou pesca digital, a fraude é praticada mediante o envio de links duvidosos contendo vírus que capturam os dados pessoais das vítimas. Esse envio pode ser feito por meio de e-mails ou mensagens falsas que induzem o usuário a clicar em links suspeitos.

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O conselho é não clicar em links recebidos por mensagens e manter os programas antivírus sempre atualizados.

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Investimento fraudulento 

O golpe do investimento falso normalmente é aplicado por meio da criação de páginas de empresas fictícias e perfis em redes sociais para atrair as vítimas e convencê-las a fazer investimentos altamente lucrativos e rápidos. Por isso, é crucial desconfiar de promessas de lucros ou retornos muito superiores aos praticados no mercado.

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Substituição de cartão 

O golpe da troca de cartão geralmente acontece quando golpistas que atuam como vendedores realizam a troca do cartão na devolução após uma compra. Eles observam a senha digitada na maquininha de compra e, posteriormente, efetuam compras com o cartão do cliente. 

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Fonte: Agência Brasil

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