BTG Afirma que Brasil Pode Aumentar Presença nos EUA com Tarifas Mais Brandas e Capturar Novos Mercados

Alguns segmentos brasileiros podem ampliar a participação no mercado dos Estados Unidos (EUA), uma vez que as taxas estabelecidas por Donald Trump a outros países são mais elevadas, menciona o BTG Pactual.

Ver artigo completo

Trump comunicou na quarta-feira (2) que os produtos brasileiros importados pelos norte-americanos agora estão sujeitos a uma sobretaxa de 10%. O Vietnã e a Índia, por exemplo, foram tributados em 46% e 26%, respectivamente.

Ver artigo completo

Conforme Iana Ferrão e o grupo do banco, em casos que uma parte significativa da oferta de importação dos EUA provém de nações que enfrentam taxas mais altas, o Brasil possui espaço para apresentar preços ou condições mais atrativas. Isso faria com que os produtos do país se tornassem “relativamente mais competitivos”.

Ver artigo completo

O BTG ressalta ainda que os setores de matérias-primas, especialmente as matérias-primas agrícolas e metálicas, podem se beneficiar do novo panorama global caso capturem mercados que os norte-americanos possam perder devido a medidas retaliatórias impostas por seus parceiros comerciais.

Ver artigo completo

“Os EUA duelam com o Brasil na exportação de uma variedade de produtos nesses setores”, ressaltam.

Ver artigo completo

Alguns segmentos da economia brasileira demonstram alta dependência das vendas aos EUA. Entre eles, semimanufaturados de ferro e aço (71,8% das exportações destinadas ao país); veículos aéreos e espaciais (63,2%); motores e máquinas (61,9%); materiais de construção (57,9%)

Ver artigo completo

Outros segmentos com exposição não negligenciável incluem: etanol (16%), café (16,7%) e produtos químicos (16%).

Ver artigo completo

Ferrão e equipe, no entanto, alertam que também existem riscos de a economia brasileira sofrer impactos adversos, seja por uma desaceleração da China ou por uma depressão econômica global.

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Dicas Trading