A alta da inflação e do custo de vida tem impactado diretamente a percepção dos brasileiros sobre a economia. De acordo com a pesquisa RADAR FEBRABAN, realizada em março, 89% dos moradores do Sudeste afirmam que os preços subiram significativamente, um aumento de 12 pontos percentuais em relação ao último levantamento.
Os itens que mais influenciam essa percepção são os alimentos e produtos para abastecimento doméstico, mencionados por 76% dos entrevistados. Em seguida, aparecem os custos com saúde e combustíveis (32%) e, em quarto lugar, os juros de cartões de crédito e financiamentos (16%).
A preocupação com a inflação também afetou a expectativa sobre o futuro do país. O percentual de entrevistados que acreditam que a situação do Brasil piorou subiu de 28% em dezembro para 30% em março. Por outro lado, 68% acreditam que o país permanecerá igual ou melhorará.
“As notícias sobre a economia, como aumento da inflação e taxa de juros, impactaram as expectativas em relação ao Brasil no decorrer do ano”, afirma Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE.
Realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), a pesquisa acompanha a percepção da sociedade sobre a economia e as expectativas para o país.
Para mais informações sobre o impacto da inflação e outras tendências econômicas, continue acompanhando nossas atualizações.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!