O caminho de entrada do Porto de Paranaguá (PR) bem como o terminal de carga do Porto de Santos precisam ser leiloados neste ano ainda, revelou hoje o ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho (imagem destacada).
De acordo com o ministro, a previsão é que o leilão do caminho de entrada do Porto de Paranaguá possa ocorrer já em agosto. “Após esse leilão, almejamos progredir no caminho do Porto de Itajaí (SC), no Porto de Santos (SP) e, mais tarde, no Porto da Bahia e no Porto de Rio Grande (RS)”, afirmou ele, em São Paulo, após leilão de terminais portuários na B3.
O ministro também expressou sua expectativa de que o leilão do terminal de carga do Porto de Santos, o Tecon Santos 10, seja realizado ainda em 2025, entre os meses de novembro e dezembro. Este terminal, comunicou o ministério, está projetado para ser o maior do Porto de Santos.
Tesouro Direto Bate Recorde com Vendas Superiores a R$ 11 Bilhões em Março
Aumento de 15% nas Vendas da Indústria de Máquinas no Primeiro Trimestre
Governo Realiza Leilão de Quatro Terminais Portuários em Paranaguá e Rio de Janeiro
Privatização das Linhas de Trem da CPTM pelo Governo de São PauloA Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) está analisando o procedimento desse Tecon Santos 10 e, em seguida, o projeto será encaminhado para avaliação do Tribunal de Contas da União. “Naturalmente, ouviremos a Antaq e o Tribunal de Contas. Porém, primeiro estamos ampliando o diálogo com todos os investidores nacionais e internacionais”, informou o ministro.
Nesta manhã, o ministro participou de um leilão na B3 que concedeu três terminais do Porto de Paranaguá e um terminal do Porto do Rio de Janeiro.
Conforme informações da B3 e do governador do Paraná, Ratinho Júnior, este foi um dos principais leilões da B3, com participação recorde nos três terminais do Porto de Paranaguá. Um deles foi concedido após ser disputado por seis concorrentes. Já as outras duas áreas de Paranaguá contaram com a participação de cinco concorrentes cada uma.
Deslocamentos
Além do leilão de portos, o governo federal realizou hoje, na B3, um leilão de rodovias, com a concessão das estradas BR-040/MG/RJ e BR-495/RJ, que conectam Juiz de Fora (MG) e o Rio de Janeiro (RJ).

