O Sumo Pontífice Francisco faleceu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. A notícia do óbito foi comunicada pelo Camerlengo Kevin Farrell da Casa Santa Marta.
“Neste amanhecer, às 7h35, o Bispo de Roma, Francisco, regressou à morada do Pai. Sua existência inteira foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”.
O cardeal Farrell ainda informou que Francisco compareceu à sacada da Basílica de São Pedro para a saudação de Páscoa, na manhã deste domingo (20).
Bolsa Registra Queda Acentuada Após Críticas de Trump a Powell
Caixa Realiza Pagamento do Bolsa Família para Beneficiários com NIS Final 4“O Sumo Pontífice se fez presente na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, proferindo sua última declaração à Igreja e ao universo”.
“Com sincera gratidão por seu modelo como genuíno discípulo do Senhor Jesus, confiamos a alma do Papa Francisco ao amor infinito e compassivo da Trindade divina,” acrescentou o cardeal.
>>Papa Francisco deixa o hospital após quase 40 dias internado
Primordial Papa das Américas
Francisco assumiu a liderança da Igreja em 2013, mas, com o passar dos anos, passou a enfrentar questões de saúde, desde resfriados e gripes até lesões decorrentes de quedas em sua própria residência, no Vaticano.
Com a saúde cada vez mais debilitada, chegou a necessitar de cadeira de rodas e bengalas para se deslocar em ocasiões que demandavam maior empenho físico, além de restringir suas falas devido a múltiplas infecções respiratórias.
Em fevereiro, foi hospitalizado para realizar exames e tratar uma condição de bronquite, inflamação dos brônquios geralmente ocasionada por vírus como o da gripe ou o vírus sincicial respiratório.
Apesar da piora na saúde ao longo dos anos, o papa continuava a manter grande parte de sua rotina diária de compromissos, participando, inclusive, de encontros em sua própria residência.
Biografia
Francisco, denominação adotada por ele em seu pontificado, nasceu Jorge Mario Bergoglio. Argentino de Buenos Aires, tornou-se o primeiro papa das Américas. Filho de imigrantes italianos, era o mais velho entre cinco irmãos: dois homens e três mulheres.
Ainda jovem, formou-se como técnico em química, porém pouco tempo depois optou pelo sacerdócio. Graduou-se em filosofia, lecionou literatura e psicologia e, posteriormente, também obteve graduação em teologia.
Em dezembro de 1969, foi ordenado como sacerdote, às vésperas de completar 33 anos. Como padre jesuíta, foi designado como bispo auxiliar de Buenos Aires e, mais tarde, em 2001, como cardeal, pelo então pontífice João Paulo II.
Como arcebispo de Buenos Aires, arquidiocese composta por mais de 3 milhões de fiéis, concebeu um projeto missionário fundamentado na comunhão e na evangelização e focado na assistência aos desfavorecidos e doentes.
Francisco sucedeu ao papa emérito Bento XVI que, em fevereiro de 2013, aos 78 anos, renunciou ao pontificado devido a questões de saúde. Francisco presidiu o funeral de Bento XVI, em janeiro de 2023, com uma oração fúnebre na qual o equiparava a Jesus.
No meio de 2024, diante da possibilidade de também renunciar, Francisco tratou o assunto como “uma hipótese distante”, visto que ainda possuía saúde suficiente para continuar seu papado. “Não encontro razões suficientemente consistentes para cogitar em desistir”.
Apelo por trégua
Durante seu pontificado, Francisco fez vários apelos à esfera internacional por cessação de hostilidades em conflitos na Europa e no Oriente Médio – incluindo o embate entre Rússia e Ucrânia e, mais recentemente, os ataques do Hamas à Faixa de Gaza.
“Todos os países têm o direito de viver em paz e segurança, e seus territórios não devem ser alvos de ataques ou invasões. A soberania deve ser respeitada e garantida por meio do diálogo e da paz, não pelo ódio e pela beligerância”.
Mulher em papel crucial na Igreja
Em janeiro de 2025, Francisco designou uma mulher para liderar um relevante departamento do Vaticano, selecionando a freira Simona Brambilla para dirigir a comissão responsável por todas as ordens religiosas da Igreja Católica.
Com a nomeação, pela primeira vez, uma mulher é incumbida de um dicastério ou congregação da Cúria Romana, órgão central de administração da Igreja Católica. Simona sucede o cardeal brasileiro aposentado João Braz de Aviz.
Milagre na Amazônia
Em outubro de 2024, durante celebração na Praça de São Pedro, Francisco proclamou a santificação do padre italiano José Allamano, fundador dos Missionários da Consolata, por um evento miraculoso ocorrido na região amazônica brasileira.
De acordo com a organização Consolata América, o milagre teve lugar em 1996, em Roraima, quando um indígena yanomami foi atacado por uma onça, sofrendo uma séria lesão na cabeça. Um grupo de missionários teria invocado José Allamano pedindo a recuperação do jovem, o que se concretizou.
Alterações climáticas
Em agosto de 2024, Francisco emitiu um de seus últimos alertas em defesa da preservação ambiental e instando por uma ação global contra as mudanças climáticas. “Se observarmos a temperatura do planeta, veremos que a Terra está com febre. Ela está enferma”.
“Devemos nos dedicar à proteção da natureza, modificando nossos hábitos individuais e coletivos”, expressou. “Os que mais sofrem as consequências desses desastres são os menos favorecidos, aqueles que são forçados a deixar seus lares devido a inundações, ondas de calor ou secas”, concluiu.
Bênção para uniões homoafetivas
Em dezembro de 2023, o Vaticano anunciou, em decisão histórica aprovada pelo papa Francisco, que sacerdotes podem conferir bênçãos a casais do mesmo sexo, desde que não façam parte dos rituais ou liturgias regulares da Igreja Católica.
O documento do órgão doutrinário vaticano salienta que tal bênção não legitima situações irregulares e não deve ser confundida com o sacramento do matrimônio, mas se configura como um sinal de acolhimento divino a todos.
O texto menciona que os sacerdotes “não devem se esquivar nem proibir a proximidade da Igreja com as pessoas em quaisquer circunstâncias em que elas busquem o auxílio de Deus por meio de uma singela bênção”.
*Com informações do Vaticano News
*Texto atualizado às 7h15 para inclusão de informações
Fonte: Agência Brasil
